top of page

Moradores da Asa Norte realizam evento em frente ao Parque Olhos D'Água em defesa das nascentes do DF

ree

Um grupo de moradores da Asa Norte realizou na manhã desta quinta-feira, dia 11, o evento C.O.P -30 Local (Comunidade de Olho no Parque há 30 anos), em frente à 213 Norte, ao lado do Módulo II do Parque Olhos D`Água. No local, foram instaladas duas árvores de Natal com altura de 6 e 7 metros, feitas com garrafas pet e, também, um presépio. Uma das árvores possui 200 garrafas com água das nascentes do parque; e a outra, 350 garrafas recolhidas num grande abraço às nascentes ocorrido em 2011. Foi montada, ainda, uma exposição com vários painéis que mostram os riscos das nascentes do Distrito Federal; além de instaladas faixas de protesto ao longo da via.


O ato simbólico, nesta época natalina, busca, segundo um dos líderes do movimento, Ricardo Eugênio Montalvão Coelho, chamar a atenção para demandas antigas da comunidade, em torno da preservação das nascentes do DF.


"O evento de hoje marca a retomada das ações de conscientização da comunidade, que tem exigido maior atenção por parte das autoridades quanto aos riscos que correm as áreas do parque, o córrego e as nascentes do Parque Olhos D´Água (99% delas  não estão no Módulo I, mas no II), especialmente por não estarem sendo cumpridas as determinações do Decreto nº 33588/12, que ampliou o parque e incluiu nele toda a área da Entrequadra Norte 212/213 e a região sudeste da SQN 213, além de outras providências", explica Ricardo.


Segundo ele, este movimento da comunidade, iniciado há 30 anos, resultou no Decreto que criou o Módulo II do parque, que está assentado numa área de altíssimo valor imobiliário. "A comunidade venceu, mas teme que possa haver retrocessos nessa ampliação, além de danos sérios às nascentes e ao córrego, pois o Decreto não está sendo cumprido na maior parte de suas importantes determinações", pontua.

Comentários


Destaques

Assine nossa newsletter •

Obrigado(a)!

Anúncios
Anúncio Chaé_.jpg
bottom of page