Moradores da Asa Norte realizam evento em frente ao Parque Olhos D'Água em defesa das nascentes do DF
- flavioresende

- há 1 dia
- 2 min de leitura

Um grupo de moradores da Asa Norte realizou na manhã desta quinta-feira, dia 11, o evento C.O.P -30 Local (Comunidade de Olho no Parque há 30 anos), em frente à 213 Norte, ao lado do Módulo II do Parque Olhos D`Água. No local, foram instaladas duas árvores de Natal com altura de 6 e 7 metros, feitas com garrafas pet e, também, um presépio. Uma das árvores possui 200 garrafas com água das nascentes do parque; e a outra, 350 garrafas recolhidas num grande abraço às nascentes ocorrido em 2011. Foi montada, ainda, uma exposição com vários painéis que mostram os riscos das nascentes do Distrito Federal; além de instaladas faixas de protesto ao longo da via.
O ato simbólico, nesta época natalina, busca, segundo um dos líderes do movimento, Ricardo Eugênio Montalvão Coelho, chamar a atenção para demandas antigas da comunidade, em torno da preservação das nascentes do DF.
"O evento de hoje marca a retomada das ações de conscientização da comunidade, que tem exigido maior atenção por parte das autoridades quanto aos riscos que correm as áreas do parque, o córrego e as nascentes do Parque Olhos D´Água (99% delas não estão no Módulo I, mas no II), especialmente por não estarem sendo cumpridas as determinações do Decreto nº 33588/12, que ampliou o parque e incluiu nele toda a área da Entrequadra Norte 212/213 e a região sudeste da SQN 213, além de outras providências", explica Ricardo.
Segundo ele, este movimento da comunidade, iniciado há 30 anos, resultou no Decreto que criou o Módulo II do parque, que está assentado numa área de altíssimo valor imobiliário. "A comunidade venceu, mas teme que possa haver retrocessos nessa ampliação, além de danos sérios às nascentes e ao córrego, pois o Decreto não está sendo cumprido na maior parte de suas importantes determinações", pontua.











Comentários