top of page

Fórum propõe discussão acerca da Empregabilidade e das Relações Profissionais Saudáveis para o Jovem e o Adulto Autista

Câmara Legislativa do DF sedia o evento, nos dias 15 e 16 de dezembro
Câmara Legislativa do DF sedia o evento, nos dias 15 e 16 de dezembro

Brasília será palco, em 15 e 16 de dezembro de 2025, do 1º Fórum da Empregabilidade e das Relações Profissionais Saudáveis para o Jovem e o Adulto Autista.  O evento, que acontece no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), surge como uma iniciativa pioneira no país, unindo tecnologia, políticas públicas, inovação social e práticas internacionais de inclusão para discutir, e construir, caminhos efetivos para a participação profissional de pessoas autistas.

Idealizado por Thomas Strauss, da empresa de inovação MajorTom, de Brasília, o fórum é realizado em parceria com instituições-referência na causa autista como a Specialisterne, organização dinamarquesa presente em 26 países e líder mundial no tema, e a Revista Autismo, maior plataforma em conteúdo jornalístico sobre autismo da América Latina. Patrocinado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), o evento reunirá especialistas, gestores públicos, pesquisadores, profissionais de RH, lideranças de tecnologia, organizações da sociedade civil e, principalmente, jovens e adultos autistas, protagonistas centrais do debate. Entre os apoiadores do evento estão: Espaço Vivências, Centro Anticapacitista Analítico Funcional (CAAF), Projeto Empreendedor Especial, Startup Tismoo e Mães Atípicas.  


Jovens e adultos autistas participarão, ativamente. Não como ouvintes ocasionais, mas como agentes centrais do processo, trazendo suas perspectivas, relatos, análises e contribuições diretas para a construção das soluções debatidas. Não serão meros convidados simbólicos, e sim protagonistas, expressão viva do propósito que orienta o evento: o de reconhecer e valorizar o potencial profissional, a capacidade analítica e a singularidade das pessoas autistas, colocando-as no centro da discussão sobre empregabilidade, inovação e inclusão.

Meu filho João Paulo, de 13 anos, coloca terno todo dia e quer ir trabalhar comigo. Levo-o para meu escritório e para reuniões associativas. A criança de terno, hábito que ele assumiu desde os 10 anos, chama atenção de todos. Não sei ainda o que ele fará da vida profissional, pois apesar de ser simpático e inteligente, está no espectro entre o suporte 2 e 3. Nessa faixa de atenção é mais difícil achar atividades”, conta Thomas Strauss.


Segundo ele, essa vivência pessoal reforça a necessidade de trazer para Brasília a experiência da Specialisterne, iniciativa internacional reconhecida por inserir pessoas autistas no mercado de trabalho. Thomas destaca que a grande maioria dos adultos autistas está desempregada, enquanto a Specialisterne já emprega mais de 10 mil pessoas no mundo, com 90% de permanência após o primeiro ano. No Brasil, já são mais de 1.000 profissionais contratados, muitos deles em grandes multinacionais.

 

Discussão urgente e incontornável

Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos, a prevalência atual do autismo é de 1 para cada 31 pessoas. Apesar desse contingente expressivo e dos avanços no diagnóstico e na conscientização em relação à condição, dados da Autism Speaks (2008) e da National Autistic Society (2021), apontam que entre 78% e 85% dos adultos autistas permanecem fora do mercado de trabalho. Este indicador revela não apenas um desafio de inclusão, mas uma questão de cidadania, dignidade e justiça econômica.

Nesse contexto, o fórum propõe uma abordagem que vai além do discurso: produzir conhecimento aplicado, tecnologia acessível e diretrizes capazes de orientar políticas públicas, iniciativas empresariais e boas práticas de gestão. Para isso, contará com a presença de especialistas internacionais e nacionais, referências globais em inclusão profissional e neurodiversidade, a começar por Marcelo Vitoriano, presidente da Specialisterne Brasil, que apresentará a palestra magna: “Empregabilidade e Autismo: Potencialidades e Desafios”. 


A Specialisterne é uma empresa de impacto social. Neste ano, comemoramos 10 anos de atuação no Brasil e temos muito orgulho de termos participado, de alguma forma, da inclusão de mais de 1.000 pessoas autistas em grandes empresas aqui no país”, afirma Marcelo Vitoriano. Para ele, o evento é especialmente significativo por reforçar o direito das pessoas autistas de ingressarem no mercado de trabalho e construírem uma vida profissional plena. Marcelo observa que muitas empresas ainda não contratam profissionais autistas e, com isso, desperdiçam talentos valiosos. “Este encontro contribui tanto para ampliar o debate sobre empregabilidade quanto para orientar organizações sobre como promover uma inclusão com qualidade, segurança e acessibilidade”, assegura.


A Specialisterne também estará representada por Jose Segundo, CEO da Specialisterne Espanha que, de forma online, trará cases exitosos na Europa, em especial a Casa Batló, que conta com uma equipe de atendimento composta 100% por neurodivergentes. A diretora da instituição no país, Rute Rodrigues, trará uma mesa redonda de debates com profissionais autistas que atuam no mercado de trabalho público e privado de Brasília. Somam-se a eles o Mestre em psicologia Paolo Rietveld, do Espaço Vivências, especialista em inclusão social e adaptação profissional e Solange Perpin, que se reconheceu autista após acompanhar o diagnóstico da filha, e vem contribuindo como especialista em ética, acessibilidade e gestão inclusiva.


Uma IA construída com a comunidade autista

Um dos destaques do evento será o lançamento de uma IA. A inteligência artificial Genioo RH, desenvolvida em parceria com a startup paulista Tismoo a partir de uma metodologia colaborativa, funcionará como um Manual Interativo de Boas Práticas para a Empregabilidade de Jovens e Adultos Autistas. A tecnologia será validada em plenária e disponibilizada gratuitamente para gestores, empresas, instituições públicas e pessoas interessadas. O documento-prompt reúne protocolos, diretrizes e soluções práticas para ambientes de trabalho mais acessíveis e saudáveis, com forte ênfase na gestão de pessoas no setor público.


O Genioo, robô especialista em autismo, é uma IA criada antes mesmo do ChatGPT. A tecnologia compartilha informações valiosas sobre o universo do autismo e já possui mais de 8 mil usuárioss. O módulo de gestão de pessoas será uma inovação em parceria com toda a comunidade autista do fórum de Brasília. Esperamos que o Genioo RH ajude a empregar muitos neurodivergentes, transforme sua trilha de ingresso na profissão mais tranquila, produtiva e duradoura”, comenta Francisco Paiva, editor-chefe da Revista Autismo e idealizador do Genioo.

A coordenação dos trabalhos de elaboração do “Manual de Boas Práticas” ficará a cargo da doutora em Psicologia Lara Rodrigues (CAAF), também autista, e de Paolo Rietveld. Juntos ao público, promoverão uma experiência de aprofundamento em debates essenciais sobre neurodiversidade, inovação e empregabilidade.


“Nós do CAAF somos uma comunidade comprometida com a inclusão, respeito e promoção da emancipação social para pessoas neurodivergentes, o que converge com os objetivos do fórum, que é um marco nessa longa jornada de inclusão. Esperamos que tenha muitos efeitos práticos e reais para pessoas autistas de Brasília e do Brasil que querem trabalhar e ser produtivas”, comenta a Dra. Lara Rodrigues, mestre de cerimônias e palestrante do evento.” 


A programação de dois dias combina palestras, painéis internacionais, mesas-redondas, demonstrações tecnológicas, rodas de conversa, grupos de trabalho colaborativos e a validação final da Genioo RH. No âmbito cultural, haverá apresentação da banda Timeout, formada por músicos autistas.


O formato híbrido, com transmissão ao vivo e legendagem em tempo real, permitirá a pessoas de todo o Brasil acompanhar e participar das discussões, ampliando o alcance das reflexões e garantindo que a mensagem de inclusão e cidadania ultrapasse as fronteiras do auditório.

 

 

PROGRAMAÇÃO:


15 de dezembro

8h às 9h I Credenciamento e recepção

9h às 9h30 I Cerimônia de Abertura· Apresentação institucional e parceiros · Objetivos e dinâmica do evento· Boas-vindas dos organizadores

9h30 às 10h30 I Palestra Magna “Empregabilidade e Autismo: Potencialidades e Desafios”, com Marcelo Vitoriano, presidente Specialisterne Brasil· Panorama do mercado de trabalho para pessoas autistas· Barreiras e oportunidades para inclusão profissional· A importância das empresas na promoção de ambientes inclusivos

10h30 às 11h I Coffee Break e Networking

11h às 12h I Painel 1: Práticas Exitosas e Inclusão no mundo, com Jose Segundo, CEO da Specialisterne Espanha· Apresentação de cases empresariais e projetos bem-sucedidos (Specialisterne e empresas parceiras)· Metodologias e estratégias que garantem a inclusão no ambiente de trabalho· Debate interativo com participação do público

12h às 14h I Intervalo para almoço

14h às 15h30 I Painel 2: Experiências Exitosas em Empregabilidade e Inclusão – CASE ITAÚ· Convidados: Adriano Campos – Gestão de Pessoas Itaú· Tópicos abordados: case Itaú + Specialisterne que hoje emprega centenas de pessoas autistas no banco. · Roda de convesas com profissionais de gestão de pessoas do setor público

15h30 às 16h I Coffee Break

16h às 17h I- Palestra Especial "Excelência na Empregabilidade: Ética e Inclusão na Visão da Specialisterne", com Rute Rodrigues, diretora Specialisterne Brasil e Francisco Paiva Jr - Revista Autismo· A ética como base para a inclusão profissional· O papel das empresas na promoção de um ambiente acessível e saudável· Diretrizes para boas práticas empresariais na contratação de pessoas autistas· Roda de conversa com Solange Perpin (Ato com texto), Ricardo Paixão, servidor da Câmara dos Deputados.

17h às 18h I Palestra Especial “Inclusão na Sociedade: Uma Visão da Espaço Vivências”, com Paolo Rietveld, do Espaço VivênciasPalestrante: Representante da Espaço Vivências· A importância da inclusão social para a construção de um ambienteprofissional saudável· Estratégias para adaptação social e profissional de pessoas autistas· Experiências e relatos sobre a inclusão na sociedade

18h I- Encerramento com apresentação da Banda Timeout

16 de dezembro

08h às 09h I Recepção e Integração09h às 09h30 I- Abertura do segundo dia e síntese dos debates anteriores

09h30 às 11h I Mesa-redonda: “Critérios e Diretrizes para um Ambiente Profissional Inclusivo e Saudável", com especialistas em RH inclusivo, profissionais de saúde e representantes da comunidade autista· Discussão sobre melhores práticas e diretrizes para um ambiente de trabalho mais acessível

11h às 11h30 I Coffee Break

11h30 às 13h I- Grupos de Trabalho: Construindo o Manual de Boas Práticas (Parte 1)· Formação de grupos temáticos para discutir aspectos específicos do manual· Sistematização das práticas e recomendações iniciais· Moderação por especialistas para garantir a aplicabilidade das diretrizes

13h às 14h30 I- Intervalo para almoço

14h30 às 16h I- Grupos de Trabalho: Construindo o Manual de Boas Práticas (Parte 2)· Consolidação e refinamento das recomendações dos grupos· Revisão e alinhamento das diretrizes com as melhores práticas internacionais· Aprovação do documento final: Manual de Boas Práticas para a Empregabilidade de Jovens e Adultos Autistas

16h às 16h30 I Conclusão

Programação Especial

TEA Talks - gravações editadas das palestras e painéis

 

SERVIÇO:

1º Fórum da Empregabilidade e das Relações Profissionais Saudáveis para o Jovem e o Adulto Autista

Local: Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Data: 15 e 16 de dezembro de 2025

Horário: 8h às 18h

Público-alvo: profissionais de RH, gestores públicos, empresários, estudantes, familiares e pessoas autistas

Indicação: livre

Inscrições: gratuitas (link a ser divulgado)

Inclusão: Tradução em libras e legendagem e transmissão ao vivo


 
 
 

Comentários


Destaques

Assine nossa newsletter •

Obrigado(a)!

Anúncios
Anúncio Chaé_.jpg
bottom of page