top of page

Brasília Ambiental e Senar-DF promovem capacitação para 150 brigadistas florestais

Iniciativa reforça a segurança e a qualificação de 150 profissionais que atuam na prevenção e no combate a incêndios florestais no DF
Iniciativa reforça a segurança e a qualificação de 150 profissionais que atuam na prevenção e no combate a incêndios florestais no DF

O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar/DF), realiza, ao longo desse ano, um ciclo de capacitações voltado à qualificação de 150 brigadistas florestais que atuam nas unidades de conservação do Distrito Federal. A iniciativa integra o Plano Estratégico de Treinamentos dos Brigadistas Florestais (Petbrif), o qual visa à segurança operacional e o manejo integrado do fogo para o ciclo 2026/2027.

 

Entre os dias 9 e 12 de fevereiro, ocorre a capacitação em Norma Regulamentadora (NR) 31.12 – Segurança e Saúde no Trabalho Rural e Florestal, com carga horária de 16 horas, na área de Educação Ambiental (Educ) do Parque Ecológico de Águas Claras. Já nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, os brigadistas participarão da capacitação em Análise de Perigos e Riscos (APH), nas dependências da Educ do Centro de Formação da Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae).

 

De acordo com o diretor de Manejo Integrado do Fogo, Érisom Vieira Cassimiro, a capacitação em NR 31.12 pretende garantir a segurança das equipes em campo. “Esse curso é totalmente voltado à segurança e à saúde no trabalho florestal. São 16 horas de formação, sendo oito horas teóricas e oito práticas, com foco no uso correto dos equipamentos e na prevenção de acidentes”, explica.

 

A meta do Brasília Ambiental é alcançar todos os 150 brigadistas ao longo do ano, em turmas de até 15 participantes, conforme diretriz do Senar-DF. “Nesta primeira etapa, estamos capacitando os chefes de brigada, pois entendemos que eles atuam como multiplicadores desse conhecimento junto às equipes. Posteriormente teremos o curso para motosserristas, operação e manutenção de motosserras e de roçadeiras”, acrescenta Érisom.

 



Comentários


Destaques

Assine nossa newsletter •

Obrigado(a)!

Anúncios
Anúncio Chaé_.jpg
bottom of page