Festival Bôsénimi traz mostra de cinema indígena
- flavioresende

- 24 de nov.
- 1 min de leitura

Semana agitada em Brasília. Vem aí a Mostra de Cinema Indígena do Festival Bôsénimi, que acontece de 25 a 27 de novembro, na Comunidade Criativa Infinu (506 Sul), com entrada gratuita, trazendo filmes que fortalecem memória, ancestralidade e presença dos povos originários no audiovisual.
O evento será aberto no dia 25 de novembro, das 16h30 às 19h, com uma homenagem a Siã Kaxinawá, exibição de Fruto da Aliança dos Povos da Floresta (1987) e conversa com Siã e convidades. Em seguida, haverá exibição de filmes como Teko Haxy – Ser Imperfeita, Nhemongarai, Replika e Força e Encantos da Terra Xavante.
No dia 26 de novembro, das 16h30 às 19h, a programação segue com uma sessão de curtas que revelam a diversidade das linguagens indígenas no cinema: Bênhekié, Dzehîsutü – Adubo para uma Árvore, Dança Cultural Ticuna, Vivência Yepá-Mahsã 2024 e De Codó a Ceilândia.
O evento encarra dia 27 de novembro, das 16h30 às 19h, com o longa Cobra Canoa e uma roda de conversa final com Siã Kaxinawá e Álvaro Tukano, celebrando caminhos de cura, saber e resistência.
A iniciativa é realizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e pelo Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal do Brasil, e conta com o apoio da Sociedade Nheengatu, da Casa Bahsakewii, do Infinu e do Picnik.
SERVIÇO:
Mostra de Cinema Indígena do Festival Bôsénimi
📍 Comunidade Criativa Infinu (506 Sul)
🆓 Entrada gratuita
💬 Mostra com acessibilidade
Instagram: @festivalbosenimi










Comentários