top of page

Festival Adorei as Almas encerra Mês da Consciência Negra com a tradicional Feijoada da Vovó Maria Conga

Celebração reúne comunidade, participantes das oficinas e convidados no Terreiro da Vovó Maria Conga, em Planaltina (DF), no dia 29 de novembro
Celebração reúne comunidade, participantes das oficinas e convidados no Terreiro da Vovó Maria Conga, em Planaltina (DF), no dia 29 de novembro

Encerrando as celebrações do Mês da Consciência Negra, o Festival Adorei as Almas- Feijoada da Vovó Maria Conga chega ao seu grande momento de conclusão em 29 de novembro, com um encontro de espiritualidade, cultura, música e ancestralidade no Terreiro da Vovó Maria Conga, em Planaltina (DF). A feijoada marca o fim de mais um ciclo de sucesso, aprendizado e celebração da resistência negra.


Momento dos mais aguardados pelo público, o evento deverá reunir cerca de 200 pessoas entre integrantes das oficinas, lideranças culturais, religiosas, convidados e a comunidade em geral, fortalecendo laços e reafirmando a potência das tradições afro-brasileiras. Este ano, reforçando seu caráter inclusivo, a organização disponibilizou 100 convites gratuitos pela plataforma Sympla, garantindo ampla participação popular.


Equipe responsável pela feijoada
Equipe responsável pela feijoada

Mais que um almoço coletivo, a feijoada é um encontro de gerações pela valorização da ancestralidade e pela continuidade dos saberes tradicionais. Preparada pela equipe da Mãe Maria do Cerrado, responsável pelo Terreiro da Vovó Maria Conga- Santuário de Maria, a refeição carrega simbolismos profundos.


De raízes históricas nas senzalas brasileiras, a feijoada representa união, resistência e celebração comunitária, valores que orientam o festival desde sua criação, em 2007.

O Festival Adorei as Almas é, antes de tudo, um espaço de fortalecimento das nossas raízes. Cada edição reafirma o compromisso com a preservação dos saberes tradicionais e com a integração da comunidade. Encerrar esse ciclo com uma feijoada é comemorar a vida, a solidariedade e o legado de Maria Conga”, afirma Mãe Maria do Cerrado, idealizadora do projeto executado por Marcos Antonio Sousa Madeira.


Mãe Maria do Cerrado, idealizadora do projeto
Mãe Maria do Cerrado, idealizadora do projeto

Ao longo dos últimos meses, o festival ofereceu oficinas de benzimento, produção de garrafadas e construção de berimbau e capoeira, reunindo dezenas de participantes em torno de práticas ancestrais e expressões da cultura popular. A Feijoada da Vovó Maria Conga fecha esse percurso e reafirma o terreiro como espaço de fé, convivência e fortalecimento comunitário.


Atrações do dia

A celebração tem início com a abertura conduzida por Mãe Maria do Cerrado, que acolhe o público e estabelece a energia espiritual que guia o festival. Em seguida, autoridades, lideranças espirituais e convidados se reúnem em um momento de boas-vindas, reforçando o sentimento de comunidade e ancestralidade. Logo depois, o terreiro se preenche de cantos, rezas e firmeza de oração no toque em louvor aos Pretos Velhos, ritual que abre caminhos e fortalece a corrente espiritual que sustenta toda a programação.


Com a chegada da música, o ambiente ganha vibração e alegria ao som da Banda Danda Muxima e da Banda Galera do Samba, que conduzem o público em um repertório cheio de identidade e celebração. Já a Feijoada da Vovó Maria Conga, reúne todos em torno do aroma, do sabor e da partilha, criando um clima de convivência afetiva e fortalecimento comunitário. Ao longo da tarde, entre fé, cultura e encontros, o festival se encerra em um ambiente de pertencimento e celebração coletiva.


Realizado pela primeira vez em 2007, o Festival Adorei as Almas é inspirado na força simbólica de Maria Conga, figura histórica e espiritual reverenciada como Preta Velha da Umbanda e liderança quilombola do século XIX. Em 2022, o Terreiro da Vovó Maria Conga foi reconhecido como Unidade Tradicional de Terreiro (UTT) por meio do Projeto de Lei nº 1.279/2022, fortalecendo seu valor como patrimônio cultural e espiritual do Distrito Federal.


O Festival Adorei as Almas- Feijoada da Vovó Maria Conga (18ª edição) é realizado com recursos do PNAB-DF, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) e do Ministério da Cultura- Governo Federal.

 

SERVIÇO:

Festival Adorei as Almas- Feijoada da Vovó Maria Conga

Encerramento do Mês da Consciência Negra

29 de novembro de 2025

Ingressos gratuitos limitados: Sympla 


Programação


11h00: Abertura oficial

11h15: Boas-vindas e falas das lideranças

11h30: Toque em louvor aos Pretos Velhos

12h30: Atrações musicais (Bandas Danda Muxima e Galera do Samba)

13h00: Feijoada da Vovó Maria Conga

17h00: Encerramento

Local: Terreiro da Vovó Maria Conga – Santuário de Maria

Endereço: DF 130, KM 05 – Sítio Agrovale, Chácara Santa Fé nº 02, Planaltina-DF

Evento aberto à comunidade

Previsão de público: 200 pessoas

Feijoada preparada pela equipe da Mãe Maria do Cerrado


Comentários


Destaques

Assine nossa newsletter •

Obrigado(a)!

Anúncios
Anúncio Chaé_.jpg
bottom of page