"Corre Cerrado" chama a atenção para a necessidade de preservação do Cerrado por meio de corridas em diversas partes do DF
- flavioresende

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias

Tudo começou em outubro deste ano, quando o servidor público e corredor de trilhas, Banvasten, mais conhecido como Ban, reuniu um grupo de amigos com a proposta de juntar atividade física e preservação da natureza. Como? Ressignificando o desconforto em relação à devastação de um dos biomas mais importantes - e mais devastados - do país: o cerrado. A ideia era percorrer 60 km no bioma chamando a atenção para os 60% de área de cerrado original já desmatada no Planalto Central. Assim nasceu o Corre Cerrado.

"Agora, já somos mais de 80 atletas comprometidos com a preservação do cerrado e dispostos a participar da corrida", conta Ban, idealizador do projeto.
"Decidimos, além disso, disponibilizar outros percursos menores, de 8k, 16k e 21k, para quem não puder correr os 60k originalmente previstos, de modo a tornar a corrida mais inclusiva", complementa Flávia Tereza, psicanalista e uma das colaboradoras do grupo.

Para participar do evento não há custos de participação. Ele é baseado na autossuficiência (cada atleta será responsável pela sua própria hidratação e alimentação), demonstrando, assim, o engajamento dos participantes com a preservação do bioma e sua disposição em percorrer longas distâncias em prol do meio ambiente.
“Para este ano, a principal bandeira do grupo é a preservação da área de cerrado adjacente ao Córrego Taboquinha, região que representa um importante corredor ecológico para a fauna local - epicentro da prática de esportes de trilha de Brasília -, tendo sido, também, objeto de um projeto do Ibram, baseado em consulta popular, para a criação de refúgio de vida silvestre na área.

"Nossa corrida tem como objetivo principal chamar atenção para a necessidade de preservar o que resta do Cerrado do Planalto Central, restaurar áreas degradadas, gerar consciência ambiental em atletas e na população brasiliense, bem como promover práticas esportivas e atividades outdoor, como o trail running, de uma maneira sustentável, sempre com respeito à natureza. Afinal, as atividades outdoor podem servir como uma poderosa barreira à expansão urbana, agropecuária, fundiária e imobiliária realizadas de forma predatória, sobre áreas de cerrado preservado", resume Ban, fundador do grupo.
Para obter mais informações, foi criado um grupo no Whatsapp, onde é possível tirar dúvidas e acompanhar os agendamentos das corridas. O link é: https://chat.whatsapp.com/C5be5K3D3TzLDLQAacdLKK?mode=ems_copy_t
O lançamento oficial do Corre Cerrado está marcado para este sábado, dia 6, com largada a partir das 7h, na entrada do Jardim Botânico de Brasília. Haverá, em princípio, quatro opções de percurso: 8k, 16k, 21k e 60k.
Informações: @corre_cerrado










Comentários