top of page

Brasileiros avaliam empresas como "pouco comprometidas" com a sustentabilidade em 2025

Maioria dos entrevistados entendem que a participação das organizações foram pontuais ou insuficientes
Maioria dos entrevistados entendem que a participação das organizações foram pontuais ou insuficientes

O fim de ano costuma trazer reflexões sobre escolhas, resultados e expectativas. Essa avaliação costuma acontecer em diversos âmbitos, com a sustentabilidade ganhando cada vez mais relevância, inclusive nos ambientes empresariais. E, em um momento em que os brasileiros demonstram vontade de adotar hábitos mais sustentáveis em 2026, cresce também o olhar crítico para o papel das empresas nesse processo.

 

Segundo levantamento da Descarbonize Soluções, empresa especializada em energia solar e sustentabilidade, a percepção geral é de que o setor privado ainda está distante do protagonismo esperado na agenda ambiental. A maioria dos entrevistados (37%) afirma que as empresas praticaram apenas ações básicas ou pontuais de sustentabilidade em 2025.

 

 36% avaliam que o engajamento corporativo foi insuficiente, sendo que 18% acreditam que o discurso sustentável pesa mais do que as ações reais, 13% não perceberam nenhuma iniciativa relevante ao longo do ano e 6% afirmam que as empresas foram menos engajadas em 2025 do que em anos anteriores.


ree

Patrick von Schaaffhausen, CEO da Descarbonize Soluções, comenta sobre esse cenário: “Esses resultados mostram que ainda existe uma lacuna entre intenção e prática. A sustentabilidade precisa deixar de ser uma pauta de marketing e se consolidar como uma estratégia real, pois iniciativas pontuais não geram transformação real. São as ações diárias que fazem diferença, com mudanças que façam parte de toda a cadeia de produção das empresas”.

 

“Além disso, os consumidores já estão atentos às marcas que possuem um discurso sustentável, mas que não aplicam as ações na prática. Empresas que utilizam a pauta da sustentabilidade apenas como uma fachada tem grandes chances de perderem sua credibilidade e o engajamento de seus clientes”, pontua.

 

O levantamento mostra que, enquanto 8 em cada 10 brasileiros desejam ser mais sustentáveis em 2026, há um entendimento claro de que essa responsabilidade não recai somente sobre os indivíduos: a transformação depende também das empresas, que precisam agir para tornar práticas sustentáveis mais acessíveis, estruturadas e contínuas.


Metodologia:

 

Público: foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 18 anos e de todas as classes sociais.

 

Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas online.

 

Data de coleta: 04 de novembro de 2025

 



Comentários


Destaques

Assine nossa newsletter •

Obrigado(a)!

Anúncios
Anúncio Chaé_.jpg
bottom of page