Banco do Brasil e BEI Global anunciam operação de € 350 milhões
- flavioresende

- 11 de nov.
- 2 min de leitura

O Banco do Brasil assinou nesta terça-feira, 11, com o Banco Europeu de Investimento (BEI Global), um termo de intenções para uma captação de 350 milhões de euros em apoio a mulheres empreendedoras e a implantação de energia limpa na região da Amazônia Legal. A parceria foi celebrada durante a 30ª Conferência das Nações Unidas – COP30 – em Belém, no Pará.
O projeto apoiará o desenvolvimento do setor privado na região amazônica por meio de microcréditos para microempresas de propriedade ou geridas de mulheres, e para projetos de geração de energia elétrica renovável, principalmente gerada por painéis solares em telhados para autoconsumo em comunidades remotas. A parceria capacitará mulheres empreendedoras, fomentará a criação de empregos e fortalecerá a autonomia energética local, contribuindo para uma economia regional mais inclusiva e sustentável.
“Esta parceria com o BEI reafirma o protagonismo do BB em acordos com instituições financeiras globais e reforça os compromissos do Brasil no âmbito do Acordo de Paris, evidenciando que é possível unir crescimento econômico, responsabilidade ambiental e inclusão social. Seguimos conectando negócios, pessoas e meio ambiente, gerando valor para o Brasil e para o mundo”, afirma José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil.
A transação reforça o “Acordo Verde” UE-Brasil e os compromissos brasileiros no âmbito do Acordo de Paris, firmado em 2015, para combater as mudanças climáticas. “Esta operação é um exemplo poderoso de como o Global Gateway da UE pode gerar impacto real na prática”, afirmou o vice-presidente do BEI, Ambroise Fayolle. “Ao apoiar mulheres empreendedoras e energia limpa na Amazônia, estamos promovendo o crescimento econômico inclusivo e reforçando nossa parceria estratégica com o Brasil em ações climáticas”, completou.
Global Gateway
O Global Gateway é a proposta positiva da UE para reduzir a disparidade global de investimentos e impulsionar conexões inteligentes, limpas e seguras nos setores digital, de energia e transporte, além de fortalecer os sistemas de saúde, educação e pesquisa.
A estratégia Global Gateway incorpora uma abordagem da Equipe Europa que reúne a União Europeia, os Estados-Membros da UE e as instituições europeias de financiamento ao desenvolvimento. Juntos, pretendem mobilizar até 300 bilhões de euros em investimentos públicos e privados de 2021 a 2027, criando vínculos essenciais em vez de dependências, e eliminando a lacuna global de investimentos.










Comentários