Associação de Moradores do Córrego do Urubu promove ação educativa com plantio de mudas
- flavioresende

- há 4 dias
- 2 min de leitura

Na manhã da última sexta-feira (28), a Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Associação dos Chacareiros do Núcleo Rural Córrego do Urubu (ANRU) e o Instituto Arvoredo, realizou o plantio de 300 mudas em área rural localizada no Lago Norte, pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago Paranoá.
A ocasião contou com a presença do servidor Rafael Loschi, da Diretoria Regional de Unidades de Conservação II, representando o presidente da autarquia ambiental e as mudas plantadas foram doadas devido ao acordo de cooperação técnica firmado entre o Brasília Ambiental e o Instituto Arvoredo, na execução de ações de integração da sociedade com o meio ambiente, para a conscientização e a preservação do Cerrado.
Mais de 200 alunos da Escola Classe Beija-Flor, da Asa Norte, participaram do projeto que, além de realizarem o plantio, também puderam saborear deliciosas frutas nativas do bioma, entre elas Macaúbas e Jatobás além de Acerolas e Mangas. E, depois, ainda fizeram uma trilha, conduzida pelas professoras, até a área que futuramente abrigará o Parque Ecológico Pedra dos Amigos.
Ao final da atividade, os estudantes puderam se refrescar com a água do recém- inaugurado filtro de água natural do Centro Comunitário Córrego do Urubu, que funciona por meio de uma tecnologia sustentável, na qual a captação e a filtragem acontecem pela luz solar.
A qualidade da água desse filtro foi atestada pelo projeto Jardim de Chuva, do Instituto Oca do Sol, que faz o monitoramento e o estudo deles revelou que ela está com ph7, uma água básica, de ótima qualidade para a saúde, demonstrando assim, o cuidado que a comunidade local tem com as águas dessa região rica em nascentes.










Comentários