Aporte da Agência Francesa de Desenvolvimento potencializa investimentos do BNB em projetos sustentáveis
- flavioresende

- 13 de nov.
- 2 min de leitura

Rémy Rioux, diretor-Geral do Grupo AFD; Sergio Gusmão Suchodolski, CEO re.capital, correspondente especial FICS, Policy advisor CPI; Aldemir Freire, diretor de Planejamento do BNB, Dominique Hautbergue, Diretor regional da AFD; e Paulo Simplício, chefe de projetos na AFD
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Grupo Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) anunciaram nesta quarta-feira, 12, na COP30 um novo programa de cooperação que destina 300 milhões de euros para fortalecer o desenvolvimento sustentável nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, Aldemir Freire, destacou que a parceria com a AFD é estratégica para expandir os investimentos sustentáveis no país.
“A AFD já é parceira do Banco do Nordeste, com 150 milhões de euros captados e aplicados em projetos de impacto. Este novo aporte chega em um momento oportuno, em que o Nordeste se consolida como polo central da matriz energética nacional”, afirmou.
O ministro do MIDR, Waldez Góes, destacou a importância estratégica do acordo. "Estamos em uma COP na Amazônia, uma oportunidade única para garantir que o financiamento climático destinado a investimentos resilientes e de baixo carbono possa não apenas impulsionar o crescimento, mas também reduzir desigualdades e promover inclusão para as populações que vivem aqui", declarou.
A ação está alinhada à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e à Declaração de Belém, firmada na COP30, que reforça o papel dos fundos regionais na transição justa e no enfrentamento das mudanças climáticas. |










Comentários