BrasĆlia e Akhetaton: ConheƧa as similaridades entre a capital do Brasil e uma antiga capital do Egito
- Alisson Sindeaux
- 18 de fev. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 26 de abr. de 2024
Uma cidade em formato de pĆ”ssaro, com avenidas largas, cheia de jardins e Ć”rvores, que permite contato com o cĆ©u e o sol. Projetada para ser a nova capital do seu paĆs. Os prĆ©dios pĆŗblicos estĆ£o dispostos ao longo de uma das avenidas principais e uma grande avenida cruza a cidade de uma ponta da Asa a outra. BrasĆlia? NĆ£o apenas. Essa Ć© tambĆ©m a definição de uma antiga capital egĆpcia, Akhetaton.
BrasĆlia, a capital futurista do Brasil, Ć© uma cidade que encanta e intriga, nĆ£o apenas por sua arquitetura arrojada e moderna, mas tambĆ©m pelo misticismo que a envolve. Projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista LĆŗcio Costa, com a promessa de ser um marco de modernidade e progresso.
No entanto, alĆ©m de sua arquitetura singular, BrasĆlia tambĆ©m Ć© conhecida por seu aspecto mĆstico. A cidade foi construĆda na regiĆ£o do "O Planalto Central", que segundo a muitas crenƧas e linhas espirituais lugares elevados como Machu Picchu, Nepal, Himalaia, possuem uma energia Ćŗnica e especial. AlĆ©m de ter seu local escolhido, inspirada na profecia de Dom Bosco que dizia:
āEntre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse entĆ£o uma voz repetidamente: -Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerĆ” aqui a terra prometida, de onde jorrarĆ” leite e mel. SerĆ” uma riqueza inconcebĆvel.ā
A Similaridades entre as duas cidades
Ao olharmos para Akhetaton, a antiga capital do Egito, podemos encontrar paralelos interessantes com BrasĆlia. Ambas as cidades foram projetadas como sĆmbolos de transformação e renovação, desafiando as convenƧƵes estabelecidas de suas Ć©pocas e buscando criar uma nova ordem. Enquanto BrasĆlia simboliza a modernidade e o progresso do Brasil, Akhetaton representou a tentativa de Akhenaton de fazer uma profunda renovação polĆtica e espiritual no Egito e introduzir o monoteĆsmo em uma sociedade politeĆsta. Alguns estudiosos afiram que o Atonismo (culto a Aton) teria inclusive influenciado MoisĆ©s na criação do JudaĆsmo e posteriormente dado origem ao Cristinismo.
01. MudanƧa para o centro geogrĆ”fico do paĆs:
Tanto BrasĆlia quanto Akenathon representaram mudanƧas significativas no centro de poder. Enquanto BrasĆlia foi construĆda para transferir a capital do Brasil do litoral para o interior, Akenathon mudou a capital do Egito de Tebas para uma localização mais central, entre Tebas a antiga capital e o Delta do Nilo.
02. Tempo de construção muito curto em relação a média da época, aproximadamente 4 anos:
Ambos os projetos foram construĆdos rapidamente, em comparação com os padrƵes da Ć©poca. BrasĆlia foi construĆda em apenas 41 meses, enquanto Akenathon foi construĆda em um perĆodo relativamente curto, durante o reinado de Amenhotep IV (Akhenaton).
03. Cidades em formato de PƔssaro para o leste:
Tanto BrasĆlia quanto Akenathon foram planejadas com um layout Ćŗnico e simbólico. Akenathon projetou a cidade em um layout que se assemelhava a um pĆ”ssaro, com a cidade real localizada nas asas. BrasĆlia foi projetada em forma de aviĆ£o ou pĆ”ssaro, com o Eixo Monumental como "fuselagem" e as "asas" correspondendo aos setores de atividades.
04. Construções em formato de pirâmide e triângulos:
Enquanto Akenathon Ć© conhecido por sua rejeição aos antigos deuses egĆpcios e pela introdução do culto a um Ćŗnico deus, Aton, sua arquitetura tambĆ©m refletia essa mudanƧa. Muitos de seus templos e estruturas foram construĆdos em formas geomĆ©tricas simples, como pirĆ¢mides e triĆ¢ngulos. BrasĆlia, por outro lado, possui muitas construƧƵes em formato de pirĆ¢mide, como o PalĆ”cio da Alvorada e o Congresso Nacional.
05. Avenidas largas:
Ambas as cidades foram projetadas com avenidas largas e espaƧos abertos, refletindo uma ideia de modernidade e grandiosidade. AlƩm disso existia na antiga capital do Egito uma avenida que crusava a cidade de uma ponta da asa a outra.
06. Divisão em setores:
Tanto BrasĆlia quanto Akenathon foram divididas em setores distintos para diferentes fins, como administração, residĆŖncia e lazer.
07. Memorial JK e semelhança com uma pirâmide:
O Memorial JK em BrasĆlia, dedicado ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, possui uma estrutura que lembra uma pirĆ¢mide, especialmente quando vista de cima. Essa semelhanƧa pode evocar a ideia de um monumento duradouro e monumental, semelhante Ć s estruturas antigas do Egito, como as pirĆ¢mides de GizĆ©.
08. A morte dos dois governantes aconteceu exatamente 16 anos depois da inauguração das duas cidades.
Tanto Akenaton quanto Jucelino faleceram 16 anos depois da inauguração de suas capitais monumentais.
Artes digitais que criadas com a ajuda de Ai relacionando BrasĆlia ao Egito. O artista Rodrigo Alvarez conectou BrasĆlia e Akhetaton de uma forma jamais vista.
SemelhanƧas entre seus idealizadores
Embora Akhenaton e Juscelino Kubitschek sejam separados pelo tempo e pelo espaƧo, hĆ” uma energia mĆstica que conecta suas realizaƧƵes. Ambos os lĆderes foram ousados e corajosos o suficiente para mudar a capital polĆtica de seus paĆses, e isso teve um impacto profundo em suas sociedades.

O faraó Akhenaton, durante seu reinado, decidiu mudar a capital polĆtica do Egito de Tebas para a nova cidade de Akhetaton, uma cidade planejada e construĆda do zero em honra ao deus Aton. A cidade tinha um design incomum, com ruas em Ć¢ngulo reto que convergiam para o centro da cidade, onde se encontrava o grande templo do deus Aton.
Essa mudanƧa radical na capital polĆtica do Egito simbolizou uma mudanƧa no foco religioso e cultural do paĆs, e levou a um perĆodo de grande criatividade e inovação na arte, literatura e arquitetura.
Durante seu reinado, a arte e a cultura egĆpcias passaram por uma transformação radical, com um estilo de arte Ćŗnico e altamente estilizado que refletia a nova estĆ©tica religiosa do faraó. As artes ficram mais humanizadas e realistas, diferentes daquelas vista atĆ© entĆ£o no Egito. As figuras possuiam uma certa pretuberancia no abdĆ“mem e traziam relaƧƵes mais afetivas em suas manifestaƧƵes. Após a morte de Akhenaton, muitas de suas reformas foram revertidas e o Egito voltou a adorar seus antigos deuses, mas seu legado inspirou muitos a desafiar a ortodoxia religiosa e a buscar novas formas de espiritualidade e expressĆ£o artĆstica.
Akenathon e seu polĆŖmico reinado
O reinado de Akhenaton, tambĆ©m conhecido como Amenhotep IV, Ć© frequentemente descrito como um dos perĆodos mais polĆŖmicos da história do Antigo Egito. Sua decisĆ£o radical de abandonar os antigos deuses egĆpcios em favor do culto exclusivo a Aton, o disco solar, desencadeou uma revolução religiosa sem precedentes e dividiu profundamente a sociedade egĆpcia da Ć©poca.
Akhenaton ascendeu ao trono em torno de 1353 a.C. e, logo após, iniciou uma série de reformas destinadas a estabelecer Aton como a divindade suprema do Egito. Ele ordenou a construção de uma nova capital, Akhetaton (atual Amarna), dedicada ao culto de Aton, e proibiu o culto aos antigos deuses, fechando seus templos e confiscando suas propriedades.
Essas mudanƧas provocaram uma reação violenta entre os sacerdotes e adoradores dos antigos deuses, que se sentiram ameaƧados pela ascensĆ£o de Aton. AlĆ©m disso, a nova religiĆ£o de Akhenaton implicava uma mudanƧa radical na cosmologia egĆpcia, que hĆ” sĆ©culos adorava uma multiplicidade de deuses.
A arte e a iconografia do perĆodo de Akhenaton tambĆ©m refletiam essa mudanƧa radical. As representaƧƵes artĆsticas de Akhenaton, de sua esposa Nefertiti e de outros membros da famĆlia real apresentavam caracterĆsticas estilĆsticas Ćŗnicas, como corpos alongados, rostos esguios e lĆ”bios proeminentes, em contraste com as representaƧƵes mais tradicionais da arte egĆpcia.